A cirurgia bariátrica é indicada para o tratamento da obesidade. Neste procedimento, acontece uma alteração no sistema digestivo do paciente para que ele perca peso de forma significativa.
O procedimento é recomendado quando outras formas de emagrecimento não trazem nenhuma evolução nos resultados.
Mas nem todos os pacientes com peso elevado podem se submeter ao procedimento, há algumas restrições. Então, quem pode fazer a bariátrica?
Veja a seguir todas as informações necessárias para entender sobre a cirurgia bariátrica!
Quem pode fazer a cirurgia bariátrica?
A cirurgia bariátrica é um procedimento recomendado a pessoas obesas que estão com com Índice de Massa Corporal (IMC) entre 35 e 40, ou seja, o peso do paciente o prejudica em diversos setores da vida, causando problemas de saúde, como diabetes, colesterol alto, pressão arterial alta, riscos cardíacos e até problemas psicológicos.
Normalmente, antes da indicação de realizar a cirurgia, o médico pode solicitar que se faça um tratamento com dietas, uma alimentação adequada e incluir a prática de exercícios físicos.
Caso a tentativa de perder peso por meio da dieta, atividades físicas e medicamentos não venham a gerar bons resultados, o médico pode solicitar o tratamento mais avançado, que seria a cirurgia bariátrica.
Quais casos é indicado fazer a bariátrica?
A indicação da cirurgia é para uma pessoa que possui obesidade grau II, ou seja, estaria com Índice de Massa Corporal (IMC) entre 35 e 40 e com algumas doenças diagnosticadas. E para obesidade grau III, quando o IMC acima de 40.
Se você tiver dúvidas de como calcular o IMC, basta utilizar a seguinte fórmula: peso / (altura x altura).

Atualmente, apenas dois tipos de cirurgia são realizados no Brasil, aprovados pelo Conselho Federal de Medicina, são eles:
- Bypass gástrico: neste método, é retirado uma parte do estômago e a parte que fica é realizado uma ligação com o intestino;
- Gastrectomia vertical (sleeve): é a técnica mais utilizada, só envolve um órgão, o estômago, onde é retirado cerca de 80% através de um corte vertical.
Para realizar a cirurgia é necessário possuir a obesidade pelo menos há cinco anos e estar em tratamento para emagrecimento sem sucesso a pelo menos dois anos.
Quais são as contraindicações da cirurgia bariátrica?
São raros os casos que há contraindicações. Para esses, será necessário a atenção do médico. São eles:
- Pacientes com dependência em álcool ou drogas;
- Risco clínico ao paciente, por exemplo, aqueles que têm problemas cardíacos graves;
- Pacientes que já realizaram qualquer procedimento cirúrgico do aparelho digestivo;
- Pacientes com condições especiais intelectuais, que são incapazes ou têm dificuldades em compreender as orientações do médico.
Como é feito o acompanhamento no antes e depois da bariátrica?
Antes da cirurgia, é realizado um tratamento clínico com o paciente, que passa por um acompanhamento com várias especialidades, como psicólogo, endocrinologista, nutricionista e cardiologista.
É realizado todo um pré-operatório com exames e preparação psicológica para que seja feita a bariátrica.
Após a cirurgia o paciente precisa seguir rigorosamente todas as recomendações médicas. Por exemplo, a alimentação deverá ser líquida a princípio, por determinado período, e aos mudando aos poucos para alimentos um pouco mais consistentes, como purês e carne moída, até evoluir para alimentos sólidos.
Além de um acompanhamento médico que deve se seguir para a vida toda, o paciente deverá realizar suplementação com vitaminas, para não ter deficiência nutricional. E é possível que o paciente realize outras cirurgias para reparação, dependendo do caso.
É possível fazer cirurgia reparadora no pós-bariátrica?
Após a realização da cirurgia, o corpo começa a sofrer alterações. O excesso de pele aumenta devido à perda de peso. Os locais que mais sofrem são braços, coxas e abdômen e, em alguns casos, as mamas tornam-se flácidas.
Esse procedimento visa retirar esse excesso de pele que se formou, ajudando o paciente a melhorar a autoestima, a locomoção e recuperando o contorno do corpo.
Essa cirurgia só é liberada pelo médico após 1 ou 2 anos da bariátrica e para aqueles que seguem o cronograma de alimentação e perda de peso.
Dúvidas mais frequentes
Quem faz bariátrica pode engravidar?
Sim, porém, é necessário aguardar de 2 anos até engravidar. Antes desse período, há riscos para a gestação e o bebê. O ideal é estar com o corpo recuperado fisicamente e nutricionalmente.
Quem faz a bariátrica pode beber?
Sim, porém, há restrições e contraindicações. Após seis meses o médico libera o consumo, mas não é indicado porque o álcool dificulta o processo de emagrecimento.
Quem fuma pode fazer a bariátrica?
Não. Antes de realizar a cirurgia será necessário deixar o hábito de lado. O cigarro aumenta o risco de complicações na cicatrização, aumento de problemas pulmonares e trombose, úlcera e comprometimentos gerais na saúde do paciente.
Quem faz bariátrica pode tomar anticoncepcional?
Depende, pois há riscos do organismo não absorver a medicação e assim não ter uma eficácia do remédio. O ideal é utilizar outro método contraceptivo.
Quem faz bariátrica pode comer pipoca?
Sim, porém deve ser evitado nos dois primeiros meses. Mas após esse período pode comer pipoca igual as outras pessoas.
Quem faz bariátrica pode engordar novamente?
Sim, pois no início o paciente segue as orientações, mas com o passar do tempo o mesmo acredita que a obesidade foi vencida e relaxa na dieta e atividades físicas, voltando assim a ganhar peso.
Manesco Health – Cirurgia bariátrica em São Paulo | Itaim Bibi
A nossa equipe médica possui médicos especialistas em cirurgia bariátrica. A Manesco Health é uma clínica de emagrecimento em Itaim Bibi, São Paulo, onde possui um atendimento diferenciado.
Estamos focados na saúde e no bem-estar. Com diversas especialidades a sua disposição, como:
- Nutrição;
- Ginecologia;
- Ortopedia;
- Dermatologia;
- Cirurgia vascular, bariátrica e geral;
- Medicina esportiva;
- Endocrinologia.
Sendo assim, você recebe um serviço completo, com uma equipe de profissionais multidisciplinares para cuidar de você e de todas as suas necessidades.
Quer saber mais sobre a clínica, ou se já deseja agendar uma consulta para conversarmos, clique no botão do WhatsApp, que está no canto direito da tela.
Ou se preferir, agende uma consulta pelo botão do WhatsApp que está ao lado.
Conheça a nossa clínica que está localizada na Rua Tenente Negrão, 140 – Conjunto 51 – Itaim Bibi, São Paulo – SP.
Veja também: