O joelho é uma das articulações mais complexas e exigidas do corpo e tem diversas outras estruturas ligadas entre si, como ossos, ligamentos, cartilagens e tendões. Por isso, uma lesão no joelho é algo comum, e por isso , é preciso tomar cuidados e buscar ajuda médica quando sofrer uma lesão.
Veja nesse texto quais são as principais lesões que ocorrem com essa estrutura do corpo. Veja também como tratar lesão no joelho.
O que é lesão no joelho?
O joelho é uma estrutura muito exigida do corpo, porque absorve muitas cargas e é responsável por diversos tipos de movimento do cotidiano, exigidos ao dobrar os membros inferiores, como: agachar, levantar, subir escadas, andar, etc. Além disso, também é uma estrutura muito exigida nas atividades físicas, como corrida, musculação e várias outras práticas fitness.
A articulação é formada a partir do encontro de quatro ossos do corpo: tíbia (osso da canela), fêmur (osso da coxa), patela (rótula) e cabeça da fíbula (na parte externa e posterior).
Todas as funções que são responsabilidade dos joelhos são possíveis pois a cartilagem que cobre as extremidades dos ossos permite que os mesmos deslizem suavemente durante os movimentos. Além disso, 4 ligamentos principais conectam os ossos e estabilizam a articulação, enquanto os tendões conectam os ossos à musculatura.
Como se percebe, são muitas estruturas responsáveis pela funcionalidade da articulação, mas que também a tornam vulnerável. Por isso, lesionar a região é bastante comum, pode ser desde uma lesão no joelho por entorses leves e distensões, ou até lesões mais graves como rupturas, luxações e até uso excessivo, podendo levar a lesões como fratura por estresse.
Entre os fatores de risco para sofrer uma lesão no joelho estão situações, como: prática de esporte de alto impacto, e também esportes com repentinas mudanças de direção como futebol e basquete, por exemplo. Em muitos casos, os praticantes que desenvolvem tendinite patelar ficam conhecidos como joelho de saltador.
Treinos inadequados ou em excesso realizados sem orientação também podem gerar lesões, assim como posições esportivas ou do dia a dia, que provocam hiperflexão do joelho.
Quando alguém está com lesão no joelho, os sintomas principais são dores fortes, estalo na hora da lesão, inchaço, não conseguir mover a articulação e mancar. Vamos saber um pouco mais sobre as principais lesões no joelho:
Tendinite patelar
A tendinite patelar pode se desenvolver quando o tendão patelar é sobrecarregado por uma força maior do que o seu condicionamento normal, em situações como erros de aterrissagem em saltos, limitações de mobilidade ou até fraqueza da musculatura da coxa.
Luxação patelar
A lesão patelar no joelho pode ser fruto de uma luxação, que deixa o osso fora do lugar parcial ou totalmente. Podem ser provocadas por anormalidades nas estruturas ou até por lesões isoladas do ligamento patelo femoral medial.
Ruptura de tendão
Os tendões da patela e do quadríceps podem ser estirados ou rompidos.
A lesão no tendão do joelho é comum entre pessoas que praticam esportes como corrida, ciclismo, esqui e salto, quando aterrissam de forma inadequada, caem ou sofrem impacto direto na frente do joelho.
Geralmente, ocorre mais facilmente em pessoas de meia-idade.
Lesão de menisco
O menisco é uma cartilagem que absorve os impactos do joelho, portanto, está sujeito a uma lesão quando está desgastada pelo tempo, por isso, esse problema pode surgir, principalmente, após os 40 anos. No entanto, também pode ocorrer nos jovens por conta de um trauma.
Quando o menisco está lesionado, as dores podem começar a partir de movimentos simples, como subir uma escada, ou movimentos rotacionais simples do joelho, como girar o pé para fora.
Rompimento do LCA (Ligamento Cruzado Anterior)
A lesão LCA no joelho ocorre frequentemente durante a prática esportiva, especialmente, entre os atletas que praticam futebol, tênis ou basquete, que são esportes que exigem mudanças repentinas de direção, movimentos de torção dos joelhos e até aterrissar inadequadamente depois de um salto.
Essas lesões de LCA podem provocar danos em outras estruturas do joelho ao mesmo tempo. O seu principal sintoma é o falseio ou ato do paciente ter a sensação do joelho sair do lugar.
Lesão de LCP (Ligamento Cruzado Posterior)
Essa lesão no ligamento do joelho ocorre com menos frequência que a da LCA. Em geral, ocorre após trauma na parte frontal do joelho enquanto o mesmo está dobrado, que pode acontecer em acidentes de veículos ou até colisões frontais durante o esporte.
Sintomas similares a lesão do LCA que é o falseio ou ato do paciente ter a sensação do joelho sair do lugar.
Artrose
A artrose é uma lesão provocada por uma degeneração progressiva, que provoca um desgaste da cartilagem articular e do tecido fibroso conjuntivo. Mais comumente afeta pessoas com mais idade, e pode ser provocada por hereditariedade, obesidade, desvios no alinhamento do joelho, exercícios de alto impacto, cirurgias prévias, etc.
A artrose causa muita dor e prejudica a mobilidade.
Leia mais sobre:
Lesão no joelho: como tratar?
Os tratamentos vão depender da gravidade e do tipo das lesões no joelho, e visam, principalmente, alívio da dor e melhoria da mobilidade do paciente.
Medidas simples podem funcionar bem no caso de torções simples ou contusões leves, já outras iniciativas serão mais complexas, e podem exigir cirurgias, como no caso da lesão de LCA, LCP, lesões meniscais graves ou luxação da patela.
As medidas simples vão envolver repouso, gelo, imobilização, elevação das pernas ou até colocação dos ossos no lugar por meio de uma manobra do ortopedista quando ocorrer alguma luxação do joelho. O fortalecimento muscular com a fisioterapia também é uma indicação médica para tratar lesões no joelho.
Já outras lesões também podem necessitar a ingestão de medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios, como no caso da tendinite patelar e a artrose, que também pode receber a indicação de aplicação de ácido hialurônico no joelho.
Em alguns casos, como na lesão de menisco, o tratamento pode ser tanto o conservador, com a tentativa de fortalecimento muscular por um tempo, ou até mesmo cirúrgico.
Para definir como tratar, os médicos irão checar os históricos de saúde e realizar exames físicos, além de pedir exames importantes como raio-X, tomografia computadorizada ou ressonância magnética.
Lesão no joelho: ortopedista em São Paulo
Então, se você está com os sintomas citados acima e desconfia que sofreu uma lesão no joelho, não demore para buscar ajuda de um especialista em joelho. Quanto antes começar a tratar, mais chance terá de se recuperar e não provocar ainda mais problemas na sua articulação.
Na Manesco Health, você vai encontrar médico ortopedista especialista em joelho, oferecendo o melhor planejamento terapêutico, com soluções, por exemplo, aplicação de ácido hialurônico ou outras opções.