Joelho do saltador é uma condição bastante dolorosa que também é conhecida como tendinite patelar.
Veja neste texto, todos os detalhes sobre as características, sintomas e como tratar esse problema.
O que é joelho do saltador e o que causa o problema?
O joelho é uma estrutura complexa, imprescindível para as variadas atividades cotidianas e para a prática esportiva. Durante os movimentos, o joelho suporta até 4 vezes o peso do próprio corpo. Dessa forma, a estrutura é suscetível a sofrer diversas lesões, entre elas, a condição conhecida como joelho do saltador.
Esse problema é marcado por uma inflamação no tendão do joelho, por isso, é bastante doloroso e causa uma queda na qualidade de vida da pessoa.
Essa lesão é resultado de um uso excessivo e repetitivo da articulação do joelho ou lesões no tendão patelar, que faz a ligação da patela com a região anterior da tíbia. A patela, que também já foi conhecida como rótula, é a parte frontal do joelho, responsável por transmitir força à musculatura da coxa.
Essas pequenas rupturas costumam ser provocadas durante a prática esportiva, em movimentos de grandes saltos, que deflagram uma contração da musculatura do joelho que recebe uma grande carga ao impactar com o solo ou durante desacelerações bruscas, forçando o tendão excessivamente. Com o tempo, a estrutura fica inflamada e acontece a tendinite.
Atletas como jogadores de futebol, tênis, basquete, handebol, vôlei ou corrida de rua são potenciais portadores da condição.
Além disso, pessoas que têm joelhos varos ou valgos, patela alta, diferença de comprimento entre os membros inferiores, desequilíbrios musculares, alterações de pisada ou obesidade também estão sujeitos ao desenvolvimento da tendinite patelar.
Sintomas do joelho do saltador
Quem tem a síndrome do joelho saltador , sofre com dores na frente do joelho, mais especificamente na parte inferior da rótula. O problema ocorre principalmente em esportes que exigem saltos extenuantes e resulta em sensibilidade localizada no tendão patelar. Além dessa dor em específico, outros sintomas são:
- Dor e rigidez após exercícios físicos;
- Dor ao agachar ou contrair a musculatura do quadríceps;
- Dor crônica que aumenta com o tempo;
- Sensibilidade ao pressionar a parte inferior da patela;
- Inchaço no joelho;
- Hematoma ou vermelhidão;
- A dor e desconforto são maiores quando a pessoa pratica atividades que envolvem saltos.
Esse tipo de lesão no joelho pode ser classificado em 4 tipos:
- Tipo 1: a dor acontece só após um treino;
- Tipo 2: a dor ocorre antes e depois do treino, mas se o joelho é aquecido o desconforto diminui;
- Tipo 3: dor que prejudica o desempenho durante um treino;
- Tipo 4: ruptura do tendão patelar.
Esses sintomas do joelho do saltador podem ser bastante semelhantes a outras condições que também envolvem essa estrutura. Por isso, é imprescindível buscar uma ajuda médica especializada como um médico ortopedista em SP, especialista em joelho.
Como é realizado o diagnóstico e tratamento do joelho do saltador?
Quando um atleta ou até mesmo uma pessoa sente essas dores durante seus movimentos cotidianos, é importante procurar um ortopedista para que o profissional faça exames físicos em consultório e solicite outros exames de imagem.
Ultrassonografia e ressonância magnética são os exames de imagem que detectam as anomalias nos tendões. A combinação dos resultados desses exames pode dar uma maior precisão ao diagnóstico, revelando se existem anomalias ósseas que estejam associadas a uma sobrecarga no tendão do joelho.
Além desses exames, também pode ser solicitada uma avaliação isocinética, que analisa possíveis desequilíbrios e déficits musculares.
Para quem é diagnosticado com o joelho do saltador, os analgésicos e anti-inflamatórios para alívio da dor podem fazer parte do tratamento inicial, mas devem ser ingeridos por um tempo determinado e com acompanhamento médico.
Outras medidas para tratamento da tendinite patelar são:
- Descanso, especialmente na fase aguda;
- Elevação dos joelhos inflamados;
- Imobilização;
- Compressas com gelo (crioterapia) por 20 minutos, cerca de 4 vezes ao dia;
- E, no caso de pessoas que não são atletas, pode ser indicada uma mudança de atividade física;
- Para atletas, é necessário um programa bem específico com preparador físico e uso de uma bandagem subpatelar, para transferir a carga suportada pelo tendão do joelho para outra região.
- Outra importante medida para o joelho do saltador é o alongamento para a própria estrutura e também os flexores do quadril (isquiotibiais, iliopsoas, gastrocnêmio, reto femoral e adutores).
Quando há uma falha de resultados ou se houver uma degeneração do tendão patelar, o ortopedista pode avaliar alguma medida cirúrgica, como a reconstrução do tendão.
Joelho do saltador: tratamento especializado em clínica em SP
Pacientes que suspeitam desse tipo de problema no joelho, não podem deixar o tratamento para mais tarde, porque a situação pode se agravar.
Assim, se precisa de um atendimento humanizado e diagnóstico preciso para o seu problema de joelho, procure a Manesco Health.
Somos uma clínica médica que procura devolver a qualidade de vida aos nossos pacientes por meio de diversas abordagens terapêuticas. Venha fazer uma consulta aqui! Iremos buscar a melhor solução para o seu caso.