A cirurgia bariátrica é um procedimento cirúrgico que, atualmente, vem ganhando muito espaço entre toda a população. Também sendo conhecido como cirurgia de redução de estômago, é uma técnica realizada para tratar a obesidade ajudando a diminuir o peso do paciente.
Quando o assunto é cirurgia, sempre surgem muitas dúvidas, principalmente sobre um assunto que envolve não só estética, mas também se trata de uma questão de saúde.
Neste texto, vamos esclarecer tudo para você, como o procedimento funciona, como é realizado e quanto custa a cirurgia bariátrica. Continue conosco e saiba tudo para poder decidir e mudar sua vida, para ter mais saúde e qualidade de vida!
Como é feita a cirurgia bariátrica?
Nos dias de hoje, a cirurgia bariátrica se tornou menos invasiva, já que é realizada por videolaparoscopia ou robótica, através de pequenas incisões no abdômen, com o auxílio de pinças.
Existem 4 tipos de cirurgia bariátrica:
Banda Gástrica
Este tipo de cirurgia bariátrica é menos demorada e invasiva, com uma recuperação mais rápida.
Neste método, é colocado uma cinta que aperta o estômago, para que ele diminua de tamanho e, por consequência, o paciente consiga ingerir menos alimento. Ela é realizada pela técnica laparoscópica porém nos últimos anos caiu em desuso pela baixa perda de peso e possíveis complicações que poderia causar representando hoje aproximadamente 3% de todas as cirurgias bariátricas realizadas no Brasil.
As vantagens são:
- Tem como benefício reduzir até 40% do peso inicial;
- O paciente controla a quantidade de alimento ingerido;
- Não perde em ganho de vitaminas;
- Tem uma recuperação rápida.
Cirurgia bypass gástrico
Essa cirurgia é realizada por intermédio de videolaparoscopia, por meio da realização de pequenos cortes no abdômen. O paciente recebe anestesia geral, permanecendo desacordado durante toda a cirurgia, que dura em torno de 90 minutos.
Neste método, o médico retira uma parte do estômago e liga a parte que sobrou diretamente ao intestino.
É possível eliminar até 45% do peso inicial e o paciente consegue obter melhora ou até cura no quadro de diabetes, hipertensão, obesidade, apneia do sono e dor nas costas e pernas.
As pessoas acreditam que essa cirurgia aparenta ser mais complexa do que a que falaremos a seguir, porém isso é uma FAKE NEWS. Nas mãos de equipes de cirurgiões bariátricos as duas cirurgias têm a mesma taxa de complicação, que é muito baixa.
Gastrectomia vertical
Nesta cirurgia, também conhecida como cirurgia bariátrica sleeve, o médico também retira parte do estômago, em torno de 80%, porém, mantém a ligação natural do estômago ao intestino.
É realizada com anestesia geral e dura em torno de 1 hora, também realizada através da cirurgia minimamente invasiva ou videolaparoscopia.
Tem como benefícios manter a ligação natural do intestino e isso faz com que tenha menor perda de nutrientes e vitaminas. A perda de peso pode chegar a 62% do peso extra do paciente.
Derivação biliopancreática
Este procedimento é realizado em duas etapas. A primeira consiste em retirar parte do estômago, assim como é feito na gastrectomia vertical, e a segunda é a retirada de uma parte do intestino delgado. O alimento passa pela parte restante do estômago e vai direto para a última porção do intestino delgado.
É uma técnica muito eficaz para a perda de peso a longo prazo, que pode eliminar até 80% do excesso de peso, porém traz muitas complicações relacionadas à falta de absorção de nutrientes.
Quem pode fazer a cirurgia?
Com a devida avaliação médica e com todos os exames, o profissional pode indicar o melhor método para realizar a cirurgia bariátrica.
Esse procedimento é indicado para pessoas que sofrem de obesidade grau II e que não apresentaram bons resultados após dietas e atividades físicas. É indicado para pessoas de 16 a 65 anos.
É recomendado realizar a cirurgia nos seguintes casos:
- IMC igual ou superior a 50 kg/m²;
- IMC igual ou superior a 40 kg/m², sem perda de peso com acompanhamento médico;
- IMC igual ou superior a 35 kg/m², com presença de doenças de risco, como diabetes, colesterol alto e pressão alta.
Como calcular o IMC?
É simples! Basta dividir o seu peso pela sua altura ao quadrado. Veja no exemplo:
Quais são os riscos da cirurgia bariátrica?
Toda intervenção cirúrgica possui riscos, na bariátrica não poderia ser diferente, porém, são raros os casos que ocorrem alguma intercorrência. Entre os problemas que podem acontecer durante o procedimento estão sangramentos internos, infecções ou perfurações.
Para o pós-operatório, é recomendado alguns cuidados redobrados. Principalmente na parte nutricional, pois o corpo recebe menos nutrientes devido à redução do estômago.
Será necessário um acompanhamento médico e nutricional com exames de forma periódica.
O que esperar após a cirurgia?
Além de todos os benefícios que são esperados após a cirurgia, é possível ver uma melhora nos quadros das doenças, como diabetes, pressão alta e colesterol alto.
O paciente tem uma recuperação rápida, de 1 a 6 semanas. Seguindo toda a recomendação do médico, é possível verificar perda de peso significativa na faixa de 10 a 15 % do peso total apenas no primeiro mês.
Quanto custa uma cirurgia bariátrica?
Essa cirurgia varia em seu valor. Os custos vão depender da técnica que será realizada, honorários médicos, hospital e da região onde o procedimento será realizado.
São despesas envolvendo exames, pré-operatório, consultas, anestesia, internação e medicamentos. A variante de valor fica entre R$25 mil a R$ 50 mil.
É importante compreender que a cirurgia bariátrica não é um procedimento milagroso que irá resolver todos os problemas após ser realizado. Será necessário muito esforço, um bom acompanhamento médico e psicológico.
Após a cirurgia o paciente perceberá mudanças no corpo e isso pode causar alterações no psicológico, sendo assim necessário um acompanhamento antes, durante e depois do procedimento.
Manesco Health – Cirurgia bariátrica em São Paulo | Itaim Bibi
A equipe médica da Manesco Health conta com médicos especializados em várias modalidades. Possui um atendimento diferenciado. É uma clínica de emagrecimento em Itaim Bibi, São Paulo.
Focamos na saúde e no bem-estar, por isso temos a disposição diversas especialidades, como:
- Nutrição;
- Ginecologia;
- Ortopedia;
- Dermatologia;
- Cirurgia vascular, bariátrica e geral;
- Medicina esportiva;
- Endocrinologia.
Sendo assim, você recebe um serviço completo, com uma equipe de profissionais multidisciplinares para cuidar de você e de todas as suas necessidades.
Se você quer saber mais sobre a clínica, ou se já deseja agendar uma consulta para conversarmos, clique no botão do WhatsApp, que está no canto direito da tela.
Ou se preferir, agende uma consulta pelo botão do WhatsApp que está ao lado.
Conheça a nossa clínica que está localizada na Rua Tenente Negrão, 140 – Conjunto 51 – Itaim Bibi, São Paulo – SP.
Veja também: