A aplicação de ácido hialurônico no joelho pode ser realizada para pessoas que estão com osteoartrite.
Veja nesse texto quais são os benefícios de procurar essa solução para ter alívio das dores.
O que é a aplicação de ácido hialurônico?
A aplicação de ácido hialurônico no joelho é uma injeção realizada diretamente na articulação. É realizada para suplementar a substância no organismo.
Esse é um procedimento que pode ser feito em ambiente ambulatorial, desde que a clínica ofereça cuidados de assepsia e antissepsia, ou no hospital.
Mas quando é preciso suplementar o ácido hialurônico? Justamente quando há uma carência da substância no corpo, o que pode provocar diversos problemas.
O organismo produz naturalmente o ácido hialurônico, que é uma substância viscosa que ajuda a lubrificar os tecidos e desempenha um papel essencial na cicatrização de feridas, saúde da pele e resistência óssea.
Então, o ácido hialurônico é encontrado nos tecidos conjuntivos do corpo, por exemplo, nos olhos e nas articulações. Essa substância é também um importante componente para tratamentos diversos, que vão desde os estéticos, para pele envelhecida, por exemplo, à ortopedia.
Nos casos de problemas nos joelhos, o objetivo da aplicação do ácido hialurônico é aliviar os desconfortos causados pela osteoartrite ou artrose, que é uma doença degenerativa progressiva, caracterizada pela destruição da cartilagem articular e por alterações ósseas. Além dos joelhos, a artrose pode atingir as mãos, quadris e coluna.
Em geral, essa é uma patologia que afeta mais as mulheres a partir dos 50 anos. Mas, a obesidade, desvios nos joelhos, doenças prévias e hereditariedade também são fatores de riscos para o desenvolvimento da patologia nos mais jovens.
Sintomas de quem tem osteoartrite nos joelhos
Os joelhos podem sofrer com diversos problemas, porque são uma estrutura complexa do nosso corpo, que tem ações combinadas de locomoção e apoio de peso, e sofrem graus de sobrecarga, compressão, torção e tensão variados, em movimentos cotidianos como caminhar, subir escadas, sentar-se ou até mesmo atividades físicas.
Assim, quem tem artrose nos joelhos sofre com sintomas crônicos, como uma dor que piora quando o paciente faz movimentos, inchaço, rigidez, etc.
Se a pessoa está com osteoartrite nos joelhos, uma das abordagens terapêuticas dos tratamentos é com medicações anti-inflamações, porém, quando essa via já não surte efeito, a aplicação de ácido hialurônico, também conhecida como viscossuplementação, pode ser um importante recurso para restaurar a qualidade de vida.
Benefícios da aplicação de ácido hialurônico
Quando os pacientes são jovens e não sofrem com algum problema nos joelhos, 90% do líquido sinovial é composto de ácido hialurônico.
Mas quando alguém tem osteoartrite, o líquido sinovial, que é presente nas articulações e ajuda a suavizar os movimentos, diminui ou até acaba. Isso é o que causa os sintomas desconfortáveis porque leva a um atrito dos ossos e cartilagens, que vão se desgastando.
Quando a pessoa está com a articulação doente, esse líquido articular é invadido por substâncias inflamatórias, que vão prejudicar a capacidade funcional da estrutura atingida.
A aplicação do ácido hialurônico é indicada para qualquer articulação sinovial porque vai preencher o espaço da articulação, promovendo mais lubrificação e aliviando sintomas como a dor.
Pesquisas já demonstraram que a viscossuplementação nos joelhos funciona melhor que os analgésicos e as injeções de corticoides diretamente nos joelhos.
Conheça outros 10 benefícios:
- É um procedimento totalmente aceito pelo organismo porque é uma substância natural do corpo;
- Melhora a condição da articulação em pouco tempo porque suplementa a substância natural e melhora o equilíbrio do líquido sinovial;
- O procedimento nutre a cartilagem de uma forma saudável;
- Lubrifica a articulação;
- Diminui a inflamação dentro de articulação do joelho;
- Diminuir a dor e inchaços nos joelhos;
- Melhora a mobilidade do joelho;
- Controla o desgaste articular;
- Aumentar a qualidade de vida do paciente;
- Com a melhoria na articulação e alívio da dor, os pacientes também vão conseguir fazer atividades físicas, o que ajuda no emagrecimento e no fortalecimento da musculatura.
Quem pode receber aplicação de ácido hialurônico?
A viscossuplementação no joelho pode ser realizada em pessoas que tenham artrose nos joelhos em níveis leves ou moderados.
Geralmente, é indicada para pacientes que estejam com a doença no máximo até a classificação radiológica 3.
Além disso, esse é um tratamento importante também para pessoas que não podem tomar analgésicos e anti-inflamatórios por risco de sangramento intestinal. Sem contar que as injeções de esteróides, quando realizadas em excesso, também prejudicam as articulações.
Vale ressaltar que esse não é um tratamento definitivo, os pacientes devem fazer aplicações periódicas, que podem variar de 6 meses a 2 anos.
Leia mais:
Aplicação de ácido hialurônico no joelho dói? Tem efeitos colaterais?
A aplicação é um procedimento minimamente invasivo, mas pode sim causar um certo desconforto, que pode ser aliviado a partir do uso de anestésico local na pele. Após a aplicação o paciente sai da clínica ou hospital andando.
Como o ácido hialurônico é biocompatível, em raras ocasiões, pode provocar algumas reações adversas, como sensação de calor no joelho, coceira, vermelhidão, dor leve e erupções, por algum efeito alérgico, que pode ser temporário.
O uso dessa substância é muito seguro, mas um alerta que os médicos devem fazer ao paciente é que quem é alérgico a ovo não está apto ao procedimento, porque o ácido hialurônico utilizado na viscossuplementação é de origem aviária.
Entre os cuidados após aplicação de ácido hialurônico no joelho, estão o repouso apenas para aquelas pessoas que trabalhem carregando peso ou caminhando longas distâncias. Os demais pacientes podem retornar a sua atividade normal logo após o procedimento e liberação pelo médico que está realizando a aplicação.
Aplicação de ácido hialurônico em São Paulo
A aplicação do ácido hialurônico nos joelhos vai ajudar que os pacientes consigam andar com mais suavidade, prevenindo a dor e lesões que podem ser causadas pelo atrito dos ossos.
Na Manesco Health, esse procedimento é uma das abordagens oferecidas para tratamento dos problemas nos joelhos. Vale lembrar que a clínica oferece atendimento humanizado e diagnóstico preciso, com soluções diferenciadas caso a caso.
Além disso, você também pode cuidar da saúde dos seus joelhos utilizando o seu próprio convênio.